quinta-feira, 7 de julho de 2011

Diário de viagens - Curitiba - 1° dia

Olá pessoal!

Esse espaço é para compartilhar dicas, sugestões, experiências boas ou ruins. Fiquem a vontade para participar e contribuir com seus pontos de vista sobre os mais variados assuntos!
Iniciarei o blog contando o diário de viagens da minha mais recente “fugida” do Rio de Janeiro, onde comecei a anotar meu dia a dia nas viagens. Posteriormente darei algumas dicas úteis desse e de outros lugares que já pesquisei e/ou conheço, assim como dicas de planejamento de viagens.

Curitiba – 23 a 26 de junho/2011

Primeiro dia:
Acordamos às 4:30 para sair de casa às 5:30 e pegar o voo da TRIP às 6:59.
O vôo veio bem e na hora.
(Observação n° 1: valeu a pena acordar cedo ao invés de ter ido no dia anterior a noite – aeroporto sem confusão e menos uma diária no pacote. Economia de tempo e dinheiro.)
Vista do avião - Rio-Curitiba
O sono era grande. Lanche da TRIP com sanduíche de salame, presunto, queijo e salada + salada de frutas + bolo - não ofereceram refrigerantes, só café, leite e sucos, interessante para estimular as pessoas a não beberem refrigerante tão cedo!
Logo na saída, no saguão do aeroporto, passamos nas informações turísticas, pegamos um mapa e pedimos algumas dicas.
Descobrimos o ônibus “Aeroporto Executivo” que sai de 20 em 20 minutos desde 5:20 da manhã até 00:30 e custa apensa R$ 8,00. Ele para em vários pontos centrais! A boa é você pegá-lo até o ponto mais próximo de seu hotel, saltar e pegar um taxi para andar somente até o hotel, uma vez que o taxi desde o aeroporto custa em torno de R$ 70,00, pois o aeroporto fica em São José dos Pinhais, uma cidade vizinha há 18km de Curitiba.
Sendo assim, chegamos ao ponto da rua 24h que era o mais próximo do nosso hotel, o Ibis Batel, a distância era pequena, mas como estávamos com as malas, pegamos um taxi.
(Observação n°2: Descobrimos ao longo do passeio que a rua 24h não fica aberta 24h!!! Minha primeira reação ao saber da rua foi: “Nossa! Uma rua que tem lojas abertas 24h! É mesmo uma ideia legal porque cada vez mais as pessoas precisam de serviços fora do horário convencional!” Minha alegria durou pouco! Logo que cheguei no ponto a rua estava cheia de tapumes porque está em obra, me causando a primeira frustração de não conhecer esse ponto da cidade, logo após descobri que as lojas da rua, na verdade, não ficam abertas por 24h - de acordo com o guia 4 rodas)
Era cedo para fazer o check-in, então deixamos as malas na recepção do hotel e fomos passear.
No caminho, tudo fechado por causa do feriado. Chegando perto da rua 24h - que fica há umas 3 quadras do hotel e é o ponto de ônibus mais próximo que vai em direção aos principais pontos - vimos uma praça movimentada e fomos até lá. Era a praça General Osório, onde havia uma feirinha com artesanatos, biscoitos, chocolates e comidinhas típicas de diversos países. Compramos alguns itens, beliscamos uma empanada na barraquinha boliviana e partimos.
Voltamos para o ponto da rua 24h, dessa vez para pegar a Jardineira, ônibus de turismo que passa de 30 em 30 min e percorre os principais pontos turísticos da cidade. Como tinha acabado de passar um, fomos dar uma volta pelo quarteirão. Encontramos uma padaria (Casarão) com muitas tortas e quitutes apetitosos, mas como já tínhamos comido, deixamos para a próxima.
Voltamos para o ponto. Nele possuía os horários do ônibus turístico impressos e o mesmo parou ali com pontualidade britânica. Embarcamos e compramos o ticket que dá direito a 5 embarques nessa linha e custa R$ 25,00.
´
Jardineira - parte de cima
Jardim Botânico - vista da jardineira
Ruas de Curitiba - Muitas flores!
Pracinhas - São muitas pelo caminho todas limpas e bem cuidadas!
Passamos por alguns pontos e decidimos saltar no museu Oscar Niemeyer.
Museu Oscar Niemeyer
Paramos na cafeteria do museu - MON. Tomei um chocolate quente com creme de avelã nas bordas e uma tortinha de frango com requeijão deliciosos. As exposições não eram boas e passavam muita tristeza e sofrimento. Demos azar, mas a arquitetura do museu vale a visita!
Chocolate quente delicioso!
Cardápio criativo
Pegamos o ônibus novamente e descemos no Bosque Alemão. Também vale uma paradinha por lá. Lugar bonito e agradável. Com nesse dia não almoçamos, lá também comemos um salgado e dividimos uma torta de amora com gelatina e chantilly muito gostosa!
Bosque Alemão - parte de cima, o ideal é começar a trilha por cima, para fazê-la descendo!
Café do Bosque Alemão
Vista da cidade
Para quem tem crianças, no meio da trilha de João e Maria – pequena e tranquila de fazer – tinha uma casa temática com contador de histórias. A trilha também possui placas que vão contando a historinha ao longo do caminho como se cada ponto que passássemos fosse a página de um livro.
Placas contando a história espalhandas pela trilha
Casa no meio da trilha - onde havia recreação para as crianças e contador de histórias
Portal do Bosque Alemão - parte baixa do parque
Já eram mais de 17hs, pegamos o ônibus até seu ponto final na praça Tiradentes e de lá um taxi para o hotel onde fizemos o check-in e descansamos um pouco.
Jardineira
Igreja da praça Tiradentes
À noite saímos para jantar perto do hotel no restaurante Dom Parma. Ambiente muito agradável e comida deliciosa! Escolhemos a massa “caramelos” da casa recheada aos 4 queijos com mignon ao molho de mostarda. De sobremesa sorvete de amêndoas e frutas cristalizadas com calda de pêssego e frutas vermelhas. Tudo uma delícia!
Prato principal - Divino!

Restaurante Dom Parma - parte externa e interna

1. Oiê!
    Faço questão de ser o primeiro a comentar nesse novo espacinho...
    Podem confiar nas dicas e nas experiências porque a Monique é craque na arte de organizar viagens sensacionais!!!